quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CURIOSIDADES: POR QUE MOTOCICLISTAS USAM COLETES

Já vimos como surgiram as motos e o motoclubismo e naquele tempo os acessórios de seguranças eram bem escassos e um dos poucos acessórios utilizados eram as roupas em couro, tanto as jaquetas quanto as calças, que protegiam do vento e também de arranhões e hematomas mais graves dependendo da queda. A cor preta conforme diz no clipe “Live By It”, esconde a sujeira e as fraquezas. A maioria dos motociclistas que curtem a forma mais clássica não abre mão de pelo menos a jaqueta de couro, e era nela que até pouco tempo atrás eram costurados os brasões dos integrantes dos moto clubes, porém há empecilhos, as jaquetas de couros são boas para protegerem do vento, não é muito eficiente contra o frio sem uma peça de lã ou algodão por baixo, mas no calor tornam-se insuportáveis, fazendo-nos cozinhar dentro delas, principalmente quando não estamos andando de moto ou fazendo algum movimento físico e dependendo do lugar não há onde guardar o jaqueta, ou você a carrega, ou deixa ao léu, ou continua vestido com ela. Você já imaginou um motociclista num evento numa praia no nordeste, como ele sofre? Daí então o surgimento dos coletes, onde pode-se tanto usá-lo sobre a jaqueta de couro nos dias de frio ou durante as viagens quanto com pouca roupa.
Colete é a peça de roupa, tanto masculina quanto feminina, que cobre somente o tórax e o abdome. Sem mangas ou gola, o colete deixa de fora os braços.
O colete para o motociclista é sua segunda pele, é nele onde está costurado seu brasão, identificações, bandeiras, mini-patches dos moto clubes amigos, patches com frases dentre outras coisas que demonstra um pouco sobre o motociclista como os lugares que conheceu e/ou coisas de gostos pessoais.
Nos dias atuais já existem outros materiais mais leves e mais frescos para a confecção dos coletes, mas ainda assim é indispensável para o integrante de um moto clube.
Alguns moto clubes adotam padrões para o uso dos coletes, no Kalangos por exemplo o padrão é colete preto independente do modelo, para o Zapata o colete é Bordo já para a maioria dos moto clubes o colete fica a critério do motociclista.

Por: Shasquapy

Um comentário:

  1. Muito legal! Compre já a sua Moto e comece agora a viajar e conhecer lugares incríveis!

    ResponderExcluir