quarta-feira, 22 de junho de 2011

CURIOSIDADES: PATCH

Consiste em um pedaço de tecido de qualquer formato, mas normalmente retangular ou circular, com uma inscrição de um símbolo, slogan ou imagem que é preso ou costurado nos colete dos motociclistas, os patches podem ser industrializados ou feitos artesanalmente a partir do corte de outras peças de roupa e sua imagem produzida através de silk screen, bordado, corretor esferográfico ou caneta.

São, de resto, utilizados na cultura alternativa como artigo de moda ou símbolo ideológico, ou como forma de identificação entre membros de gangues.

Parch em inglês significa "remendo" ou "retalho", mas muitos preferem utilizar a palavra Pet que significa “estimação” para representar melhor o sentimento do individuo pela representação do emblema.

Os motociclistas pertencentes aos vários Moto Clubes existem utilizam bordados com a identificação de seus Moto Clubes costurados nas costas de seus coletes, bem como mini-patches com identificações de nome, tipo sanguineo e cidade, também são comuns estarem na parte frontal dos mesmos.

No caso dos moto clubes, é uma identificação dos membros da irmandade, tradição antiga e muito comum. Nos grandes encontros este costume facilita a comunicação. Nas ruas também, já que cada membro de um moto clube, tem que zelar pela boa imagem do clube.

Há moto clubes, que tem a tradição de um mini brasão em forma de um '"patche"' bordado ou parte do brasão que será completado após o batizado para os motociclistas novos, que são chamados de prósperos antes de entrarem definitivamente e serem batizados em seu clube.

Alem dos moto clubes, grupos de headbangers pelo mundo todo utilizam coletes com patchs com o logro, lema ou símbolo das bandas que o dono do colete gosta mais de ouvir.

Fonte: Wikipedia
Adaptação: Shasquapy

Um comentário:

  1. Viajando de Moto dá para ter uma sensação muito mais prazerosa, tendo a vista mais livre!

    ResponderExcluir