quarta-feira, 23 de março de 2011

CURIOSIDADES: CRUZ DE MALTA

Sempre vemos por ai enfeites em notos, patches em coletes, brincos e ademais adornos a Cruz de Malta, sabemos que há relação com os Cavaleiros das Cruzadas e mais um monte de personagens medievais, mas qual o verdadeiro significado da Cruz de Malta, segue um resumo de historias a respeito achadas na net, muitas delas recolhidas do nosso bom e velho Wikipedia. Boa leitura:

          A Cruz de Malta ou cruz de São João é identificada como o símbolo do guerreiro cristão. É uma cruz com oito pontas e tem a forma de quatro braços em V que se juntam em suas bases. Seu desenho é baseado nas cruzes usadas desde a Primeira Cruzada
          A Ordem dos Hospitalários (ou Ordem de São João de Jerusalém) é uma tradição que começou como uma Ordem Beneditina fundada no século XI na Terra Santa, mas que rapidamente se tornaria uma Ordem militar cristã uma congregação de regra própria, encarregada de assistir e proteger os peregrinos àquela terra.
          Face às derrotas e consequente perda desse território, a Ordem passou a operar a partir da ilha de Rodes, onde era soberana, e mais tarde desde Malta, como estado vassalo do Reino da Sicília.
Ao sul da Itália, existe um pequeno país chamado Malta. Mas não é dele que estamos falando. Poucos sabem, mas, encravado na Itália, existe um minúsculo território de apenas 6 km², cujo único espaço é um prédio em Roma e seu jardim. Esta é a sede da Ordem Soberana e Militar de Malta.
          A Ordem, que possuía cavaleiros de diferentes nacionalidades, principalmente italiana, francesa, alemã, espanhola e portuguesa, fez de Malta sua base e quartel-general, mudando seu nome efetivamente para Ordem Soberana, Militar e Hospitalar de São João de Jerusalém, Rodes e Malta.
Lá a Ordem ficou até 1800, quando a Grã-Bretanha invadiu Malta, expulsando os cavaleiros. Estes então se refugiaram na Itália, onde estão até hoje.
          Poder-se-á afirmar que a extinção desta ordem se deu com a sua expulsão de Malta por Napoleão. No entanto, os mesmos cavaleiros iriam instalar-se na ilha de Malta, doada por Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico, adoptando a designação de Ordem de Malta.

 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário