Assim como aconteceu com o automóvel, a motocicleta é resultado do uso conjunto de uma série de invenções. Dentre estas, a mais importante para a evolução dos meios de transporte foi, sem dúvida, a roda (atribuída aos Sumérios, por volta de 3000 AC.). A partir daí, tinha início uma nova fase de desenvolvimentos que, passando por carroças, carruagens, triciclos motorizados e diversas outras invenções, resultaria nos veículos automotores.
A partir da bicicleta, a motocicleta evoluiu praticamente junto com o automóvel, graças ao desenvolvimento de uma peça fundamental: o motor.
O eventos principais da história da motocicleta foram:
Século 16 – Surgem os primeiros veículos de duas rodas, impulsionados com os pés.
1769 – Nicola Cugnot (França) monta um trator com 3 rodas e motor a vapor.
1817 – Adicionada uma roda para acionar um mecanismo de direção.
1842 – Kirkpatrick Mc Millan (Escócia) cria uma bicicleta com pedais, tração traseira e percorre com ela 225 km.
1862 – Étienne Lenoir (França) fabrica o primeiro motor de combustão interna.
1869 – Alphonse Beau de Rochas estabelece os princípios do motor de 4 tempos.
1884 – Pierre Michaus e Louis Guillaume Perreaus (França) instalam um motor a vapor em uma bicicleta. Esta foi a primeira bicicleta motorizada da história. Percorreram 16 km e acharam que o motor iria melhor em um triciclo.
A empresa AMERICAN COPELAND (Filadélfia, USA) fabrica a Penny Farthing, uma bicicleta com motor a vapor, mais tarde mudada para triciclo.
Criada a bicicleta Rover´s Saety, com o tipo de estrutura de quando que seria utilizado mais tarde para as motocicletas.
Karl Benz (Alemanha) monta o primeiro automóvel da história.
Gottlieb Daimler (Alemanha) patenteia um motor de combustão interna de alta rotação (700 r.p.m.), que queima vapor de petróleo como combustível. Ele adapta-o a uma estrutura de madeira, criando a primeira moto da história (Reitwagen = carro para montar). O filho de Daimler percorre 9 km com a moto.
Na França ocorre a primeira corrida de motos (ainda triciclos). George Bouton compete sozinho e atinge 25 Km/h durante a prova.
A velocidade máxima permitida a veículos em ruas, na Europa, para de 6,5 Km/h para 22,5 Km/h.
Oscar Hedstrom (Estados Unidos) constrói uma bicicleta motorizada. Com George Hendee, funda a Hendee Manufacturing Company, que lança em 1901 o primeiro modelo, Single da bicicleta motorizada.
Mais tarde, o nome da Hendee é mudado para INDIAN MOTORCYCLE.
Mais tarde, o nome da Hendee é mudado para INDIAN MOTORCYCLE.
William S. Harley e Arthur Davidson, acoplam um pequeno motor a gasolina a uma bicicleta.
Dois alemães fundam uma fábrica na Inglaterra, a TRYUMPH, e lançam um modelo famoso, a Speed Twin, que revolucionou o “design” de motos.
Tem origem nos Estados Unidos as corridas de 1 minuto tipo SPEED WAY, em ovais de terá de 402 m.
Iniciadas nos Estados Unidos as corridas tipo DRAG RACE, em que 2 competidores de cada vez disputam arrancadas em pistas paralelas de 402 m. (1/4 de milha).
O projeto da primeira moto é completado pela Harley Davidson Campany.
1920 – Lançado na Itália o Troféu Turista, corrida especial só para motos.
Corridas em Estrada tem início em 1907, na Inglaterra, com a prova Tourist Tropy (TT). Até hoje essa competição é uma das mais exigentes e populares do mundo.
A Harley-Davidson, em um espaço de 1.570 m2 fabrica 1000 motos com 35 funcionários.
1934 – Motos alcançam a velocidade de 114 Km/h no Troféu Turista (Itália).
Corrido na França o Primeiro Grande Prêmio da França. Surge na Inglaterra a modalidade MOTOCROSS.
A BMW – Bayrischen Motorenwerke (Alemanha) lança sua primeira moto, desenhada por Max Fritz.
Carlos Guzzi (Itália) funda a MOTO GUZZI, produzindo motos de excelente design e grande qualidade.
Iniciando o Primeiro Campeonato Estadual de Motos, em São Paulo, SP.
Primeiro Campeonato Brasileiro, organizado pelo MOTO CLUBE DO BRASIL, no Rio de Janeiro, RJ.
1952 – Soishiro Honda (Japão) funda a empresa HONDA MOTOR. A Honda lança sua primeira motoneta.
A KAWASAKI (Japão) inicia a produção de motos.
Organizado o Primeiro Campeonato Mundial, composto de uma série de Grand Prix.
1953 – A HONDA lidera o mercado interno japonês com sua motoneta.
1960 – A MV Augusta (Itália) começa a produzir motos. Até 1976 a MV havia vencido 37 Campeonatos Mundiais e 273 Grande Prêmios.
A fabricante de equipamentos para tecelagem SUZUKI (Japão) diversifica sua produção e lança a bicicleta motorizada Power Free.
Realizado o primeiro campeonado de Motocross.
A SUZUKI dá os primeiros passos para fabricar motocicletas.
A fabricante de bicicletas DUCATTI (Itália), com a chegada de Fabio Taglione, passa a produzir motos.
A YAMAHA (Japão) lança sua primeira moto.
A SUZUKI lança sua primeira verdadeira moto.
A KAWASAKI se firma na produção de motos de alta performance.
A YAMAHA instala no Brasil a primeira fábrica de motos do país.
A YAMAHA lança a RD-50, a famosa “Cinquentinha”.
Surge no cenário brasileiro o piloto ALEXANDRE BARROS, até hoje disputando o Campeonato Mundial.
Fonte: Manual de Pilotagem MOTOCICLISTAS - Tecnodata Trânsito.
Retirado de: http://abrambrasil.org.br/not_01.11_historia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário